domingo, 1 de janeiro de 2012

De Volta para o Futuro: a trilogia

Fonte: Reprodução/Uol Entretenimento

Lançado em 1985, o filme “De Volta para o Futuro” (Back to the Future, em inglês) conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), um adolescente com a ambiação de se tornar astro do rock que vive na cidade de Hill Valley, na Califórnia, junto de seus pais George (Crispin Glover) e Lorraine (Lea Thompson). Ele namora Jennifer Parker.

A construção do enredo é uma trilogia. A segunda parte da história saiu em 1989 e a última no ano seguinte.


Curta o teaser do original

Fonte: Reprodução/YouTube
Teaser do filme original (em inglês)

Enredo

Toda a família é atormentada pelos Tannen, principalmente por Biffi. Os MacFly são tidos como fracassados, cheios de problemas.

Num jantar em família, Lorraine conta a todos como ela e George se conheceram: se viram pela primeira vez quando ele foi atropelado pelo pai dela.

Na madrugada de 25 de outubro de 1985, Marty vai ao encontro do amigo doutor Emmett Brown (Christopher Lloyd). Ele estava num posto de gasolina e chamou o ajudante (Marty) para filmar seu mais novo experimento: o DeLorean DMC-12 – um carro capaz de viajar no tempo.

Fonte: Busca Filme
O DeLorean podia viajar no tempo quando atingisse 88 milhas/hora

Brown estava num posto de combustíveis e mostrou a Marty o “capacitor de fluxo”, aparelho que usa 1,21 gigawatt de eletricidade para funcionar e ser capaz de gerar energia. Assim que o carro atinge a velocidade de 88 milhas/hora de velocidade, a fição no tempo é aberta e se chega ao destino escolhido.

O cientista deixa tudo armado para seguir viagem. Mas, antes que ele consiga retornar a 5 de novembro de 1955, terroristas que venderam o plutônio para o doutor aparecem em um furgão e o matam a tiros.

Marty se vê cercado e pula dentro do carro e arranca para escapar do perigo. Ele corre de mais e zás: vai para o passado.

A partir daí, ele acaba interferindo sem querer na vida de seus pais. Ele detém George – sem intenção – e ele e Lorraine não se econtram. Por uma jogada do destino, Lorraine se apaixona pelo próprio filho.

Daí, resta a Marty procurar o doutor jovem.

Fonte: Uol
Cartaz do filme, em inglês

Após muito tempo de conversa, ele convence Brown de que veio de 1985 e que precisa de ajuda para ir “De Volta para o Futuro”.

Mas, sem plutônio, ele acaba não tendo energia suficiente para a viagem. E ainda precisa reatar o pai com sua mãe, caso contrário, ele mesmo deixa de existir (em determinadas cenas, ele começa a desaparecer, literalmente, suas mãos somem por instantes).

Após muitas confusões, Marty obtém sucesso em ajudar o pai.

Marty lembra Brown de uma forte tempestade que ocorrerá naquele mês em Hill Valey. Brown bola um sistema para que um relâmpago acerte o DeLorean, o fazendo receber a energia necessáira para a viagem temporal.

Quando Marty retorna à sua época, vê que as coisas mudaram para a melhor. Sua família agora é a bam-bam-bam da região e Biff é que é o fracassado.

Entretanto. Do nada, surge o DeLorean avisando que há problema com os filhos de Marty e Jennifer, no futuro. E eles partem para o segundo filme.

Fonte: Busca Filmes
Cartaz do segundo filme

No filme seguinte, de 1989, tudo se passa no futuro: 2015.

Bronw diz a Marty que já tinha estado em 2015 e visto o casamento dele com Jennifer e, vira também como Marty passaria a ter problemas com seu filho.

Como Janiffer ouviu a conversa, ela vai junto, mas, o doutor a faz dormir. Biff vê o DeLorean levantar voo e desaparecer no ar.

Biff consegue alterar seu passado, ficando rico e destruindo a família de Marty.

No fim, Marty e Brown conseguem resolver tudo novamente. Agora, Marty precisa voltar para o passado.

Consegue, em meio a uma grande tempestade (de novo). Mas, desta vez, diferente do que ocorrera na primeira fase da trilogia, o relâmpago foi ruim. O DeLorean desaparece com Brown.

Marty fica sozinho em meio ao temporal em 1955, sem saber do paradeiro do amigo.

De repente, chega um carteiro e entrega uma correspondência a Marty. É do doutor, lhe dizendo que está bem, mas preso para sempre em 1885. O raio atingiu e estragou o capacitor.

Sem escolha, Marty segue novamente para o local onde o Brwon do primeiro filme o fazia voltar com o sistema lá no relâmpago. Brown o vê logo após Marty ter partido e fica em estado de choque, desmaiando.

Fonte: Busca Filmes

A terceira fase é no velho oeste. Marty descobre que Brown foi morto numa tocaia por familiares antigos de Biff. Ele parte para o passado para salvar o amigo.

Detalhe: Escrito e dirigido por Robert Zemeckis e Bob Gale, o primeiro filme recebeu Oscar de Melhor Edição de Som, para Charles Campbell e Robert Rutledge, enquanto "The Power of Love" (a trilha) foi indicada para Melhor Canção Original, Zemeckis e Gale para Melhor Roteiro Original e Bill Varney, B. Tennyson Sebastian II, Robert Thirlwell e William B. Kaplan para Melhor Mizagem de Som. Na produção Steven Spilberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário