sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Bozo

Fonte: InfanTV

– Que horas são Papai Papudo?

– Cinco e Sessenta!

A pergunta era do Bozo. E a resposta avisava o momento de acabar o programa: às 18h (de Brasília).

Criado em 1946 por Alan Livingston, o palhaço virou marca e passou a ser interpretado em vários países, na televisão, desde 1949.

No Brasil, passou na Record de 1980 a 1981 e no SBT de 1981 a 1991. Sílvio Santos (que era dono de parte da Record) trouxe a franquia para TV nacional.

Wandeko Pipoca, Luiz Ricardo, Arlindo Barreto e Décio Roberto fizeram a personagem. Luiz Ricardo ainda é o mais lembrado (é o cara dos comerciais do Baú da Felicidade), pois ficou de 1983 a 1989.

Os demais personagens principais eram: Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Rony Cócegas) e Salci Fufu (Pedro de Lara).

Ainda havia uma porrada de fantoches que disutiam toda hora com os apresentadores.

Recado a atrações musicais e alguns desenhos, o programa se valia mais de brincadeiras entre os palhaços e gincana meninos contra meninas (receita de quase todos os programas infantis da época). Dentre as brincadeiras, a que ficou célebre é a corrida dos cavalos eletrônicos: “Quem vai ganhar? O branquinho, o pretinho ou o malhadinho?”, indagava Bozo. O telespectador ligava e participava escolhendo um dos animais de brinquedo.

Confira a abertura e uma brincadeira do programa (com Luiz Ricardo de Bozo)

Fonte: andreband2002/YouTube

Fonte: Baú da TV/YouTube

Detalhes: 1) O criador do Bozo, Alan Livingston, morreu aos 91 anos em 14 de março de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário