sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Novela Renascer

Fonte: Reprodução Rede Globo/Wikipedia

No ar originalmente de 8 de março a 13 de novembro de 1993, a novela de Benedito Ruy Barbosa foi uma das mais marcantes da década. Dirigida por Luiz Fernando Carvalho e Mauro Mendonça Filho, foi exibida no horário nobre da Globo.

O personagem principal é José Inocêncio, interpretado por Leonardo Vieira (jovem) e Antônio Fagundes.

Sua saga começa em Ilhéus, terra do cacau baiano. Assim que chega na região, tem literalmente, seu couro arrancado a faca pelos coronéis locais.

De pendurado numa árvore, Zé Inocêncio é econtrado por um mascate, que lhe costura a pele com linha e anzol de pesca.

A principal trama da história é o relacionamento conturbado (por vezes,m de ódio), entre Inocêncio e o filho mais novo, João Pedro (Marcos Palmeira). É que a mulher dele morreu assim que deu à luz o caçula. Inocêncio só foi se recuperar do trauma no final da novela.




Fonte: Reproduções Som Livre
LPs com canções de trilha da novela Renascer. Na esquerda, João Pedro (Marcos Palmeira). Na segunda, Damião (Jackson Antunes)

Como grande vilão, a história tem Teodoro, fazendeiro interpretado por Herson Capri.

Tema ousado na época foi tratado no enredo: a personagem Buba (de Maria Mendonça) era transsexual. Ela vivia nora de Zé Inocêncio.

A abertura da novela também foi uma inovação tecnológica, devido aos efeitos visuais. A trilha de abertura fica por conta de Ivans Lins e Batacoto com a música Confins.

Relembre a abertura e, logo depois, uma das cenas mais marcantes da história: Zé Inocêncio enterra seu facão aos pés de uma árvore de jequitibá (assista e recorde o motivo).


Fonte: Reprodução Rede Globo/YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário